Descubra o que é e por que usar uma VPN

A sigla VPN significa Virtual Private Network, ou Rede Virtual Privada. Ela é formada por um grupo de computadores que se conectam usando uma rede pública: a internet. Algumas empresas usam VPNs para conectar centros de dados distantes.

Funcionários podem se conectar a VPNs para acessar a rede local da empresa sem estar fisicamente lá. Também é uma excelente maneira de proteger e criptografar sua comunicação com a internet em redes públicas não confiáveis, como redes WiFi de aeroportos.

Ou seja, basicamente, uma VPN permite acesso remoto a recursos de uma rede local, ainda que você não esteja fisicamente conectado nessa rede. Também serve para garantir proteção durante a troca de informações pela internet em redes públicas.

Quando você se conecta a uma VPN, geralmente executa algum cliente em seu computador ou clica num link especial em um site, faz login com suas credenciais e cada máquina em cada ponta verifica a autenticidade da outra.

Quando ocorre a confirmação, sua comunicação com a internet é criptografada e protegida de interceptação. Este é o principal detalhe de uma VPN: a segurança que ela proporciona para sua navegação na internet, evitando que seus dados fiquem visíveis para pessoas não autorizadas.

Por que usar, uma VPN, ou quais os benefícios

Uma VPN por si só é apenas uma maneira de melhorar sua segurança e acessar recursos numa rede na qual você não está fisicamente conectado. Porém, dependendo do uso, ela pode fazer milagres acontecerem.

Em geral, usuários de VPN se encaixam nas seguintes categorias:

  • O funcionário: aquele que tem responsabilidades a cumprir e usa uma VPN fornecida por sua empresa para acessar recursos nessas redes mesmo quando está em casa ou viajando. Caso não confie na rede em que está conectado, pode ativar a VPN e impedir que interceptem a conexão.
  • O que adora downloads: independente de estar baixando conteúdo legal ou ilegal, esse tipo de usuário não quer que alguma empresa coloque-o na lista negra só por estar usando torrents. Usar uma VPN é a única maneira de se manter seguro enquanto usa essas redes peer to peer. Para ele, é melhor prevenir do que acabar num tribunal ou pagando uma multa altíssima por algo que pode ou não ter feito.
  • O que adora privacidade: independente de estar num ambiente totalmente livre e aberto ou em um com alto nível de monitoramento, este perfil usa uma VPN para manter suas comunicação segura e criptografada, longe de olhos curiosos, seja em casa ou numa viagem. Para ele, conexões inseguras significam que sempre tem alguém lendo o que dizem.
  • O viajante: você está fora do país e quer ver os seus programas de TV favoritos no momento em que vão ao ar. Você quer escutar estações de rádio via internet que possuem filtro de país ou deseja usar um novo serviço/aplicativo que parece ótimo, mas está limitado a um determinado país ou região.
  • Uma mistura dos anteriores: aqueles que não se encaixam apenas em uma categoria, mas se identificam com uma mistura delas. Em todo caso, um serviço de VPN pode ser útil para quem quer proteção, manusear informações sensíveis do trabalho sem ser demitido ou para quem está se escondendo de órgãos antipirataria.

E mesmo que você não se identifique com nenhum desses casos, acredita que ainda assim é possível se beneficiar com uma VPN? Você deve usar uma quando viaja ou quando trabalha numa rede que não confia (leia-se: uma rede da qual você não é proprietário, nem gerencia nem confia em quem gerencia).

Como exemplos podemos usar aqueles momentos em que abrimos nosso notebook numa cafeteria ou lemos nossos e-mails no WiFi aberto do aeroporto. São situações com considerável risco de ter o tráfego interceptado.

 

Nós da DRTIC ajudamos você a escolher o melhor serviço de VPN

Ligue agora! (47)33485800

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *