Como o outsourcing de TI favorece o sucesso e a competitividade empresarial

A gestão da tecnologia da informação tornou-se uma área estratégica para o sucesso de qualquer empresa. Lidar com tecnologia, porém, não é fácil. A complexidade das soluções, as novidades do mercado e a falta de mão de obra qualificada em TI são dores de cabeça constantes para os empresários.

Diante de tantos desafios, vem ganhando força no mundo corporativo uma alternativa para aprimorar a gestão de tecnologia: o outsourcing de TI.

Em linhas gerais, o outsourcing é uma estratégia na qual a empresa deixa de encarar a tecnologia como um trabalho para ser executado internamente. Em vez disso, opta por contratar uma empresa especializada no assunto.

A estratégia traz inúmeras vantagens para os seus adeptos, desde redução de custos e aumento na produtividade até melhoria na competitividade frente aos concorrentes.

Ficou interessado no tema e acredita que o outsourcing pode ser útil também na sua empresa? Então, não deixe de acompanhar este artigo. Após ler o texto, você entenderá melhor como funciona o outsourcing de TI e tomará a melhor decisão para a sua empresa.

O que é outsourcing de TI?

Neste item é importante prestar um esclarecimento: é comum que o termo “outsourcing” seja traduzido ou entendido como “terceirização”.

De fato, as duas práticas são semelhantes, mas há uma diferença central: terceirização é quando uma empresa contrata outra empresa para executar trabalhos rotineiros e não estratégicos. É o caso dos serviços de vigilância e limpeza.

Outsourcing, no entanto, ocorre na contratação de outra empresa para executar serviços considerados estratégicos. É o caso, por exemplo, da rotina da área de tecnologia da informação.

Podemos resumir o outsourcing de TI como a contratação de um serviço especializado na área com o objetivo principal de aprimorar e melhorar o desempenho da gestão de tecnologia, impactando a empresa como um todo.

Perceba a importância do outsourcing e como ele pode impactar positivamente no dia a dia da empresa e, em consequência, nas margens de lucro, faturamento e competitividade.

Quais as vantagens do outsourcing de TI para a competitividade da empresa?

O que não faltam para as empresas que aderem ao outsourcing de TI são resultados positivos.

Colocar a gestão da tecnologia nas mãos de quem realmente entende do assunto gera várias vantagens e impacta diretamente na competitividade frente aos concorrentes.

A seguir, destacamos as principais delas:

Reduza os seus custos

Essa é a vantagem mais direta, visível e impactante quando se adere ao outsourcing de TI. A redução de custos pode vir de muitas formas.

Quando se trabalha com uma empresa especializada, você reduz a necessidade de contratação de pessoal próprio. Dessa forma, gasta menos com encargos trabalhistas, reduz a infraestrutura (física e virtual) para manter a área de TI e enxuga o tempo e os custos com recrutamento de seleção de mão de obra qualificada.

Além disso, a empresa contratada também pode indicar quais softwares ou serviços de TI (como servidores, cloud etc.) têm o melhor custo-benefício no mercado. É um belo ganho para o seu fluxo de caixa.

Foque o seu core business

Cuidar de toda a TI internamente é um trabalho enorme, suscetível a emergências, imprevistos e problemas graves. Você já parou para calcular quanto tempo a sua empresa perde com isso?

Quem adere ao outsourcing de TI não sofre desse mal. Com a tecnologia sendo cuidada por pessoas especializadas, você terá mais tempo para pensar e trabalhar no seu verdadeiro negócio, nas estratégias de marketing, na conquista de clientes e no desenvolvimento de novos produtos.

Deixar a TI com especialistas deixará as suas mãos livres para fazer o que realmente importa, aquilo que gera valor para você e os seus clientes.

Trabalhe com tecnologia de ponta

Manter-se atualizado em relação aos últimos lançamentos tecnológicos é sempre uma missão difícil. Softwares, servidores e outras soluções são lançados diariamente. É muito complicado conhecer tudo e saber qual é o melhor para cada caso.

Com o outsourcing de TI, essa missão fica mais fácil. As empresas do setor estão sempre se atualizando com as novidades do mercado, comparando as novas soluções e avaliando os valores praticados.

Com esse conhecimento em mãos, os especialistas têm mais condições de mostrar quais tecnologias são realmente úteis e quais você não vai precisar. Com a tecnologia certa, a sua empresa ganha em eficiência e competitividade.

Ganhe mais espaço físico na sua empresa

Departamentos de TI exigem computadores, monitores, rede de cabos, salas exclusivas, mesas, cadeiras etc. É um espaço importante e que poderia estar sendo aproveitado melhor pela sua empresa.

O outsourcing pode oferecer também essa vantagem. “Terceirizar” a TI reduz a necessidade de espaço, e você poderá aproveitar melhor o ambiente interno da sua empresa, focando sempre as equipes voltadas ao core business.

Quem pode adotar essa estratégia?

A onda do outsourcing começou pelas grandes empresas. As corporações enxergaram na prática uma excelente estratégia de cortar custos e ganhar em eficiência. A partir daí, buscaram parceiros para colocar a ideia em prática.

Com o passar do tempo, no entanto, os benefícios ficaram evidentes e a disseminação da prática permitiu que pequenas e médias empresas contratassem serviços de outsourcing. Aliás, as pequenas e médias, muitas vezes, são as mais beneficiadas.

Com orçamento enxuto e margens menores, incrementar o serviço de TI gastando menos é essencial para manter-se competitivo e obter sucesso no mercado.

Como escolher o parceiro em TI?

Essa é uma tarefa de extrema importância. Todas as vantagens citadas só serão alcançadas se você contratar um parceiro eficiente e de qualidade com nós da DRTIC.

A DRTIC tem elaborado um contrato de apoio de níveis de serviços (SLA). Esse contrato deixa claro o que deve ser feito, quais as metas de qualidade, a demanda por suporte, as atribuições de cada parte. É um documento para deixar às claras o que deve ser feito.

Você e a sua empresa vão melhorar muito a competitividade e garantir o sucesso de mercado.

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