Quais as vantagens de terceirizar a área de TI da sua empresa?

Ter um departamento de TI alinhado aos objetivos da empresa e que faça diferença para o negócio exige dedicação, boa infraestrutura e profissionais bem qualificados e capacitados. Manter uma estrutura como essa tem um custo alto que nem toda empresa pode assumir quando deseja. Nesse sentido, terceirizar a área de TI pode ser a alternativa ideal, basta conhecer as condições implícitas nessa opção e acompanhar o processo de perto. Neste post vamos falar das vantagens da terceirização de TI, apresentando os principais aspectos que a tornam uma opção atrativa.

Inovar o papel da área de TI na empresa

O cenário atual é composto por uma considerável variedade de soluções tecnológicas voltadas para otimizar a gestão de um negócio. Boa parte delas não são produtos prontos, mas sim ajustáveis, cuja implementação ocorre considerando as necessidades de cada empresa. O fato é que com tantas ferramentas novas à disposição, não é fácil decidir qual delas pode efetivamente cumprir o propósito de gerar valor para o negócio, inovando o papel da área de TI na empresa.

Ao optar pela terceirização, a empresa passa a contar com uma equipe de profissionais especialistas que serão capazes de fornecer orientação quanto às possibilidades existentes na oferta de soluções tecnológicas. Ter uma equipe qualificada e orientações para tomar decisões mais assertivas seria uma empreitada de altos custos para a organização, pois implica contratação de pessoal, pagamento de salários à altura, treinamento de profissionais e algum investimento em estruturas físicas.

Ir além da mera função de manter sistemas funcionando

A área de TI tem de fazer a diferença e trazer resultados para a empresa. Houve uma mudança no papel do setor ao longo dos últimos anos, a tendência agora é de que ele seja de grande relevância para a estratégia do negócio e não um setor visto como oneroso, limitado apenas à manutenção das estruturas.

As empresas buscam processos mais fluídos, uma gestão mais dinâmica e operações otimizadas. Tudo isso transforma os resultados de uma organização e faz com que ela prospere. A área de TI deve estar alinhada e comprometida em atingir esses propósitos, adotando as ferramentas necessárias para alcançar os resultados. Para isso, uma empresa terceirizada, tem toda a atenção voltada para o desenvolvimento de processos e estabelecimento das melhores ferramentas e pode otimizar bastante essa busca por resultados, fazendo com que a área de TI realmente ocupe esse espaço na organização.

As propostas da tecnologia de computação na nuvem

A disponibilidade de serviços em cloud computing veio trazendo novas propostas de transformações bem-vindas à área de TI das empresas. Os custos com equipamentos potentes e especializados já não são obrigatórios para que se possa usufruir de benefícios como espaço para processamento e armazenamento de dados, facilidades e segurança em backups, maior acessibilidade às informações do negócio, entre outros.

Serviços baseados na nuvem permitem que a empresa contrate apenas a capacidade que vai utilizar, tendo disponíveis estruturas de data centers com computadores de ponta para gerir os seus dados. Isso acaba por agregar mais potencial ao setor de TI, contribuindo para que a terceirização garanta o retorno dos investimentos em tecnologia.

Vantagens da terceirização de TI

• Redução de despesas: os equipamentos, a remuneração de uma equipe composta por profissionais especializados e até o treinamento dessa equipe ficam a cargo da empresa que fornecer o serviço, portanto, a organização contratante passa a ter custos mais baixos para gerir o setor;

• Retorno do investimento (ROI): as ferramentas tecnológicas disponíveis oferecem soluções pontuais que efetivamente trazem resultados para a empresa, basta que o setor faça as escolhas certas, baseando as decisões em conhecimento especializado e no alinhamento entre TI e negócio. Para além disso, a terceirização do setor vai contribuir para que ele opere com foco e metas definidas, mais propício a gerar valor e mais voltado à participação nos propósitos da empresa;

• Garantia de um serviço de boa qualidade: terceirizar significa ter à disposição uma equipe inteiramente dedicada à conquista de resultados pelo setor;

• Menos complexidade operacional, mais foco no negócio: quando a área de TI deixa de ser uma preocupação e passar a ter um propósito alinhado à estratégia da empresa, gestores e diretores passam a ter mais disponibilidade para focar naquilo que fazem de melhor e fazer prosperar o negócio;

• Melhoria da performance do setor: terceirizada, a área de TI da empresa passa a trabalhar com o fim de obter processos automatizados, mais dinâmicos e fluidos, mantendo e aprimorando as operações da empresa cuja eficácia dependa do setor;

• Estabelecimento de metas: atingir metas implica o desenvolvimento de estratégias, um trabalho que a área de TI, se terceirizada, terá mais potencial para realizar, oferecendo à empresa contratante maior possibilidade de acompanhar de perto, por meio de relatórios de desempenho, avaliando as atividades do setor periodicamente.

A terceirização não deixa dúvidas quanto aos benefícios, principalmente pelo atual contexto de avanços tecnológicos e grande competitividade entre as organizações. É preciso lembrar que empresas especializadas em assumir um setor de TI procuram atualização e investem tanto em equipamentos quanto em soluções para elevar a qualidade do serviço que prestam, o que contribui para que a terceirização seja vista como uma ótima solução.

Fonte: Vert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *